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terça-feira, 30 de junho de 2015

Ciclistas tomam conta da avenida Paulista para inaugurar ciclovia

Ciclistas tomaram conta da avenida Paulista na manhã deste domingo (28) para a inauguração da ciclovia. A avenida está interditada em toda a sua extensão. Da av. Bernardino de Campos até a Av. Angélica a ciclovia tem 2,7 quilômetros. A ligação da ciclovia com a rua Vergueiro será uma das próximas etapas para consolidar até o fim deste ano um sistema cicloviário na cidade com 400 quilômetros.
Ciclovia ciclofaixa na avenida Paulista
Creative Commons - CC BY 3.0 - Ciclovia ciclofaixa na avenida Paulista
Leon Rodrigues / SECOM PMSP
O prefeito Fernando Haddad esteve na Paulista nesta manhã e por volta do meio dia pedalou entre os ciclistas. Secretários como Gabriel Chalita, da Educação, Eduardo Suplicy, de Direitos Humanos e Cidadania, e Jilmar Tatto, de Transportes, também participaram do evento.
Ao debater sobre o futuro e os rumos da cidade na Casa do Saber, zona sul, na quarta-feira (24), Haddad defendeu que a infraestrutura para o uso da bicicleta deve ser anterior ao seu uso, para induzir a população a adotar a alternativa.
Haddad também criticou a imprensa: “Eu acho que tem uma obsessão da imprensa com as ciclovias. Achei que a mídia fosse ser mais contra a faixa de ônibus do que contra as ciclovias, achei que fosse ter mais resistência. Mas com as ciclovias todo mundo esqueceu as faixas de ônibus”, disse.
Para o ativista Daniel Guth, da Ciclocidade, associação que representa os ciclistas urbanos em São Paulo, a ciclovia da Paulista tem um componente importantíssimo de se transformar no cartão postal da bicicleta em São Paulo: “Ela tem essa simbologia, um impacto no imaginário da cidade, especialmente para quem passará a usar a bicicleta porque tem uma ciclovia na avenida paulista, porque ela será indutora de muitos novos ciclistas na cidade”, afirma.
Daniel também arrisca uma previsão: "A foto da mobilidade urbana na cidade vai ser a avenida Paulista às 18h com os carros travados e um monte de ciclistas circulando felizes ali no meio. Isso vai ser o maior tapa na cara da mobilidade urbana para mostrar que a bicicleta sempre esteve para ficar e agora está sendo retomada com mais força. No prazo do plano de mobilidade até 2030 São Paulo tem capacidade para ter de 10% a 15% das viagens feitas por bicicleta".
Fonte: Agência Brasil

 

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