Páginas

sábado, 27 de junho de 2015

Destaque 20: Mais de 20 países africanos se unem para trocar experiências sobre alimentação escolar

Com apoio do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU e do Escritório Regional do PMA em Dacar, Rede Africana de Alimentação Escolar é lançada.

Foto: WFP/João Cavalcante
Foto: WFP/João Cavalcante
No último dia 12 de junho, em Dacar, Senegal, 21 países aprovaram os termos de criação de uma Rede Africana de Alimentação Escolar. A rede espera contribuir para a criação e o aprimoramento de políticas de alimentação escolar, inclusive o aumento do orçamento dos países para esse fim.
Os participantes da rede também esperam promover o maior engajamento de governos e outros atores relevantes na institucionalização da alimentação escolar, assim como buscar conjuntamente recursos para implementar programas sustentáveis de alimentação escolar.
A rede foi concebida inicialmente como uma rede francófona de alimentação escolar, para promover o intercâmbio entre países de língua francesa. A primeira reunião aconteceu no Fórum Global de Alimentação Escolar de 2014, realizado na África do Sul em setembro. A reunião foi uma iniciativa da ministra da educação do Níger.
Com apoio do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU e do Escritório Regional do PMA em Dacar, a rede evoluiu para incluir mais países e foi oficialmente lançada no Seminário Regional sobre Alimentação Escolar.
Todos os países participantes aprovaram o termo de referência da rede e nomearam um comitê que vai preparar um plano de ação para a rede. O plano de ação vai incluir estratégias de arrecadação de recursos.
O Centro de Excelência apoiou a coordenação entre os parceiros para criar a rede, mas sua maior contribuição foi a abordagem de cooperação sul-sul. Os países participantes já identificaram algumas oportunidades de trocar experiências entre si.
“O Centro de excelência contra a Fome apoia a Rede Africana de Alimentação Escolar porque nós acreditamos que é fundamental que os governos discutam entre si as possibilidades e desafios de implementação de programas de alimentação escolar”, disse Daniel Balaban, diretor do Centro, durante a reunião em Dacar.

Nenhum comentário: