A indústria mundial permaneceu com um baixo crescimento durante o primeiro trimestre de 2015, crescendo apenas 2,8%, devido a um novo abrandamento na produção industrial em economias-chave emergentes da indústria, especialmente na China. As informações foram destacadas no relatório divulgado pela Organização de Desenvolvimento Industrial das Nações Unidas (ONUDI) nesta quinta-feira (11).
O Brasil caiu 8,0% no primeiro trimestre deste ano à medida que o país enfrenta uma inflação elevada, diminuição do consumo privado nacional e uma perda no mercado internacional, principalmente relacionada à desaceleração do crescimento na China, que tem sido um dos principais destinos das exportações brasileiras. Dentro da região, a produção industrial também teve queda de 1,5% também na Argentina e de 4,2% no Peru.
O crescimento na China caiu para 7,2%, a menor taxa da última década. Em outras economias emergentes, a produção industrial cresceu a uma taxa modesta de 1,3%, causada principalmente por uma diminuição da produção na América Latina que caiu 2,1% no primeiro trimestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em contrapartida, economias-chave emergentes e em desenvolvimento na Ásia tiveram seu melhor desempenho de crescimento. A produção industrial da Índia cresceu 3,6%, graças à melhoria das condições deINVESTIMENTO. Um notável crescimento de 5,0% foi observado na Indonésia e 9,0% no Vietnã.
Mochila gigante do ACNUR viajará pelas Américas para coletar brinquedos para refugiados sírios
Uma mochila gigante viajará por diversos países das Américas, incluindo o Brasil, coletando brinquedos e mensagens de apoio às crianças refugiadas, deslocadas internas e apátridas. Seu destino final é a Jordânia, onde os presentes serão entregues para crianças refugiadas do conflito na Síria.
Este é o mote da campanha “A Volta ao Mundo em uma Mochila”, lançada nesta quinta-feira (10) pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Dos quase 60 milhões de pessoas deslocadas em todo o mundo, 52% são jovens e crianças com menos de 18 anos de idade. A campanha pretende sensibilizar o público sobre o impacto do deslocamento causado por conflitos e violações de direitos humanos na vida destes milhões de meninas e meninos.
Outro objetivo da campanha “A Volta ao Mundo em uma Mochila” é promover a solidariedade e romper as barreiras entre as crianças. Confeccionada pela Totto, importante fabricante de malas e bolsas na região, a mochila viajante (#mochilaviajante) terá um dispositivo de vídeo para registrar o momento em que as crianças – refugiadas e não refugiadas – gravem suas mensagens e façam suas doações.
O itinerário da mochila começa em Bogotá, no marco do Dia Mundial do Refugiado (20 de junho), seguindo depois para Venezuela, Panamá, México, Honduras, Costa Rica, Brasil, Argentina e Estados Unidos. O percurso será concluído na Jordânia, em outubro.
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