Páginas

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Alto número de mortes de crianças por diarreia na Coreia do Norte preocupa UNICEF

Crescimento elevado da doença é consequência da seca que afeta o país; UNICEF defende ação rápida para resgatar as colheitas básicas, o que pode salvar vidas.
Em uma clínica em Nampo City, Coreia do Norte, crianças esperam para receber suplemeno nutricional no Dia da Criança Saúde, em Novembro de 2014 (arquivo). Foto: UNICEF/Basurmanova
Em uma clínica em Nampo City, Coreia do Norte, crianças esperam para receber suplemeno nutricional no Dia da Criança Saúde, em Novembro de 2014 (arquivo). Foto: UNICEF/Basurmanova
As crianças já estão sofrendo como resultado da seca em algumas partes da Coreia do Norte, onde as mortes de crianças atribuídas à diarreia têm aumentado seriamente nos primeiros seis meses de 2015 nas províncias afetadas pela seca, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
“A falta de chuva reduz o acesso à água limpa e prejudica a higiene eficaz, colocando a vida das crianças em risco”, declarou o diretor regional do UNICEF, Daniel Toole. “O UNICEF já recebeu relatos de que a incidência de diarreia – globalmente uma das principais causas de morte entre as crianças – aumentou gravemente nos primeiros seis meses de 2015 nas províncias afetadas pela seca”.
De acordo com a agência, os números de precipitação e informações de agências humanitárias e do governo da Coreia do Norte indicam que partes do país já estão enfrentando grave seca. Várias das províncias afetadas pela estiagem produzem fontes de alimentos básicos, colocando em risco a colheita principal, o que poderia aumentar dramaticamente o número de crianças em situação de risco grave.
“A situação é urgente. Mas se agirmos agora, proporcionando os conhecimentos urgentes necessários e fornecendo ajuda, podemos salvar vidas”, disse Toole.
Fonte: ONU

Nenhum comentário: