Páginas

terça-feira, 21 de julho de 2015

Centro de Excelência da ONU recebe delegação da Etiópia no Brasil em missão inédita sobre nutrição

A delegação virá ao país por uma semana para conhecer a estratégia brasileira em segurança alimentar e nutricional, considerada referência internacional.
Visita de estudos da Etiópia vai abordar programas e políticas de nutrição. Foto: PMA/Lorena Freitas
Visita de estudos da Etiópia vai abordar programas e políticas de nutrição. Foto: PMA/Lorena Freitas
O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) receberá uma delegação da Etiópia, que vem a Brasília para aprender mais sobre as experiências brasileiras de segurança alimentar e nutricional. É a primeira missão que o Centro de Excelência organiza com foco exclusivo em programas e políticas de nutrição.
A delegação, composta por quatro vice-ministros e representantes do governo etíope e do escritório do PMA na Etiópia, visitará o Brasil a partir desta terça-feira (21) por uma semana, período em que discutirão com representantes do governo brasileiro as estratégias de sucesso que o Brasil tem adotado. Em uma década, o país conseguiu reduzir o número de crianças abaixo do peso em cerca de 50%, de 13% em 1996 para 6% em 2008/9.
A estratégia brasileira em segurança alimentar e nutricional é considerada referência internacional por sua abordagem multisetorial que incorporou programas de nutrição em ações integradas de diferentes ministérios, com ativa participação da sociedade civil. O sólido histórico brasileiro de sucesso em redução da pobreza, da fome e da desnutrição com ênfase na produção e no consumo de alimentos saudáveis atrai interesse do mundo todo e crescem os pedidos por cooperação técnica e intercâmbios no âmbito Sul-Sul.
Como líder da iniciativa internacional “Nutrição para o Crescimento” (Nutrition for Growth), o Brasil também assumiu dois compromissos-chave: apoiar outros países a fortalecer programas de nutrição e responder a pedidos de assistência internacional para a criação e expansão de políticas de nutrição, por meio da partilha de experiências e conhecimento.
A missão da Etiópia ao Brasil é a primeira atividade que o Centro de Excelência realiza dentro de uma nova parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates para acelerar o progresso de combate à malnutrição via partilha de experiências entre países do Sul-Sul.
Fonte: ONU

Nenhum comentário: