Páginas

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Chefe da ONU pede fim da violência durante eleições presidenciais em Burundi

Burundianos foram às urnas nesta terça-feira (21) para escolher um novo presidente. As tensões no país começaram em abril, após a decisão do atual presidente de concorrer a um terceiro mandato.
Um soldado espera na frente de um posto de votação na capital do Burundi, Bujumbura. Foto: MENUB
Um soldado espera na frente de um posto de votação na capital do Burundi, Bujumbura. Foto: MENUB
Em um “quadro preocupante” e seguindo a decisão do governo de Burundi de realizar a eleição presidencial dia 21 de julho, o chefe das Nações Unidas pediu na última segunda-feira (20) que as autoridades façam tudo que estiver ao seu alcance para garantir segurança e uma atmosfera pacífica durante as votações.
“O secretário-geral, Ban Ki-moon, pede que todas as partes se abstenham de qualquer ato de violência que possa comprometer a estabilidade de Burundi e da região”, diz comunicado emitido por um porta-voz da ONU. Ban reiterou seu apelo para a retomada de um diálogo aberto e pediu às partes que evitem prejudicar os progressos alcançados na “construção da democracia”.
Ele lembrou que uma Missão de Observação Eleitoral da ONU foi enviada ao país e pediu que todas as partes, principalmente o governo, facilitem seu trabalho e segurança.
As tensões no país começaram em 26 de abril em Bujumbura, capital do Burundi, depois do partido governante decidir nomear o atual presidente, Pierre Nkurunziza, como seu candidato oficial, concorrendo por um terceiro mandato.
Fonte: ONU

Nenhum comentário: