A embarcação traz suprimentos para atender a milhares de pessoas afetadas pelas hostilidades em curso.
Após várias tentativas desde o começo do conflito no Iêmen, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) anunciou nesta terça-feira (21) que conseguiu, após quase um més de espera, atracar seu navio no porto de Áden. A embarcação traz suprimentos para atender a milhares de pessoas afetadas pelas hostilidades em curso.
“Nos próximos dias, esperamos alcançar mais pessoas, não apenas em Áden, mas em todo o Iêmen”, disse o diretor regional do PMA, Muhannad Hadi. As doações do navio têm capacidade de alimentar 180 mil pessoas por 30 dias. A embarcação tentava desde 26 de junho atracar com segurança no porto. O número de pessoas em estado de insegurança alimentar no país é de 13 milhões de pessoas, sendo que 6 milhões não podem sobreviver sem ajuda externa.
Por outro lado, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) informou que, apenas no período entre 3 e 15 de julho, 165 pessoas morreram no país em decorrência do conflito e 210 ficaram feridas.
“A maioria das fatalidades reportadas deve-se aos bombardeios, mas civis também estão sendo feridos e mortos por morteiros e disputas nas ruas”, disse o porta-voz do ACNUDH, Rupert Colville. Segundo ele, os combates ocorrem entre os comitês populares aos Houtis e os grupos armados leais ao ex-presidente Saleh.
Fonte: ONU
Nenhum comentário:
Postar um comentário