Páginas

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Vacina contra malária pode se tornar realidade em um futuro próximo

Segundo as últimas estatísticas disponíveis da OMS, havia cerca de 200 milhões de casos de malária em 2013; no mesmo ano, cerca 600 mil pessoas morreram devido à doença.
Foto: OMS
Foto: OMS
“Esta é a primeira vez que uma vacina contra a malária chega ao ponto de ser revista por uma autoridade reguladora”,afirmou, nesta sexta-feira (24), o porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Gregory Hartl, em Genebra (Suíça), após o anúncio da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) no qual afirma ter adotado um “parecer científico positivo” sobre o uso da vacina Mosquirix fora da União Europeia. Hartl saudou a decisão como “um grande desenvolvimento” para combater a doença que mata uma criança africana por minuto.
O porta-voz afirmou que a avaliação da EMA será revista pela OMS em outubro, quando serão considerados aspectos de saúde pública da vacina, tais como acessibilidade e relação custo-benefício, a utilização da vacina em estudos de campo nos países em desenvolvimento e outras medidas de controle eficaz da malária, como a ampliação de mosquiteiros e testes de diagnóstico rápido.
A avaliação da OMS deve ser publicada em novembro. Segundo as últimas estatísticas disponíveis da OMS, havia cerca de 200 milhões de casos de malária em 2013; cerca 600 mil pessoas morreram devido à doença.
Fonte: ONU

Nenhum comentário: