Segundo as últimas estatísticas disponíveis da OMS, havia cerca de 200 milhões de casos de malária em 2013; no mesmo ano, cerca 600 mil pessoas morreram devido à doença.
“Esta é a primeira vez que uma vacina contra a malária chega ao ponto de ser revista por uma autoridade reguladora”,afirmou, nesta sexta-feira (24), o porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Gregory Hartl, em Genebra (Suíça), após o anúncio da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) no qual afirma ter adotado um “parecer científico positivo” sobre o uso da vacina Mosquirix fora da União Europeia. Hartl saudou a decisão como “um grande desenvolvimento” para combater a doença que mata uma criança africana por minuto.
O porta-voz afirmou que a avaliação da EMA será revista pela OMS em outubro, quando serão considerados aspectos de saúde pública da vacina, tais como acessibilidade e relação custo-benefício, a utilização da vacina em estudos de campo nos países em desenvolvimento e outras medidas de controle eficaz da malária, como a ampliação de mosquiteiros e testes de diagnóstico rápido.
A avaliação da OMS deve ser publicada em novembro. Segundo as últimas estatísticas disponíveis da OMS, havia cerca de 200 milhões de casos de malária em 2013; cerca 600 mil pessoas morreram devido à doença.
Fonte: ONU
Nenhum comentário:
Postar um comentário