Leiam a carta do Sindicato:
Carta-aberta
Moradores desta cidade, pessoas que trabalham aqui, juventude, idosos, mulheres e, principalmente, responsáveis pelos nossos alunos na rede municipal de educação.
Iniciamos a Campanha Salarial dos Profissionais da Educação de Maricá denunciando as péssimas condições em que as crianças e os trabalhadores das escolas estão submetidos pelo desgoverno municipal.
Passados 14 meses de "administração" Quaquá, temos um balanço muito negativo, sem nenhum avanço significativo nas principais questões que envolvem a educação neste município.
A decepção dos profissionais é gigantesca, pois nada do que foi assumido pelo Prefeito, em debate organizado por este sindicato em 2008, está sendo cumprido.
Professores e alunos ainda sofrem com turmas superlotadas, principalmente, no Centro, em Inoã, em Itaipuaçu e São José do Imbassaí.
Professores e alunos ainda sofrem com escolas em péssimo estado de conservação, com salas quentes, barulhentas e com pouca ventilação. No limite do desespero, encontramos casos em que os professores estão tirando dinheiro do próprio bolso, todo mês, para manter a escola funcionando ou foram convocados a pintar paredes, na ausência de uma eficiente manutenção.
Nossas crianças ainda sofrem com a falta de vagas em escolas e creches.
Alunos ainda sofrem com a falta de uma merenda escolar balanceada e nutritiva.
Alunos ainda sofrem com a omissão da Prefeitura em fornecer uniformes escolares, tendo que pagar os mesmos com os poucos recursos que dispõem.
Professores e funcionários sofrem com os baixos salários: um professor em início de carreira, tem um piso de um salário mínimo e meio enquanto que um inspetor de alunos recebe menos que um salário mínimo.
O último contracheque que recebemos da Prefeitura é do final de 2008. Estamos a mais de 1 ano sem o comprovante de pagamento dos salários!
Professores, alunos e responsáveis sofrem com a falta de democracia e a quebra da promessa do Prefeito e do Secretário de Educação em promover eleições diretas para as direções das escolas.
Por tudo isso, estamos na rua, dialogando com a população, desmascarando as mentiras deste desgoverno, pois sobra dinheiro, mas falta competência.
Veja os principais pontos da Campanha Salarial 2010:
" Construção de Escolas e Creches;
" Eleições Diretas para Diretor de Escola;
" Reajuste Emergencial de 25% para todos os profissionais da educação;
" Concurso Público para professores, orientadores, inspetores, merendeiras e serventes.
Somente a união da população e dos profissionais da educação podem garantir uma verdadeira da escola pública democrática e de qualidade em Maricá.
Vem com a gente, some conosco!
Rua Athayde Parreiras, 198 / 201 - Centro - Maricá / RJ
Tel/fax: 2637-4087 - www.spmm.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário