“Paz, desenvolvimento e direitos humanos estão profundamente interligados”, disse o especialista das Nações Unidas, Ahmed Shaheed.
O relator especial das Nações Unidas, Ahmed Shaheed, pediunesta quarta-feira (15) que o governo do Irã e a comunidade internacional aproveitem a oportunidade criada pelo acordo sobre o programa nuclear para abordar a situação dos direitos humanos no país.
Shaheed aplaudiu todas as partes nas negociações por alcançarem um acordo que permitirá que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) monitore e verifique as medidas nucleares relacionadas à questão nuclear, e observou que o levantamento das sanções econômicas terá um efeito multiplicador benéfico sobre a situação dos direitos humanos no país, especialmente no exercício dos direitos econômicos, sociais e culturais.
“Paz, desenvolvimento e direitos humanos estão profundamente interligados”, disse Shaheed, reiterando seu pedido à nação para permitir sua visita ao país dentro de seu mandato de acompanhamento da questão de direitos humanos.
Desde 2012, o especialista fala em seus relatórios para a Assembleia Geral e ao Conselho de Segurança da ONU sobre o impacto das sanções econômicas na situação dos direitos humanos no país. Segundo ele, as dificuldades econômicas do país e a aceleração da inflação causaram sérias preocupações, principalmente, para os direitos à alimentação e saúde.
Fonte: ONU
Nenhum comentário:
Postar um comentário