Páginas

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Chefe da ONU afirma que novo acordo político líbio significa ‘primeiro passo para a paz’

Ban Ki-moon pediu a todos os líbios para acelerar o processo de transição política através da formação de um governo de união nacional.
Foto: UNSMIL/Iason Athanasiadis
Foto: UNSMIL/Iason Athanasiadis
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, mostrou esperança com o início de um acordo crítico entre as partes interessadas na Líbia com vista a resolver a crise política do país, declarou um porta-voz da Organização no último domingo (12).
O Acordo Político Libanês, iniciado em Skhirat, Marrocos, no sábado (11), acontece após consultas entre várias partes e vem em meio a combates em curso em todo o país do Norte da África. Em comunicado, o secretário-geral declarou que “o ato é uma clara demonstração de vontade política e coragem e leva o país a dar um passo além para resolver a atual crise institucional e de segurança.”
O chefe da ONU também pediu a todos os líbios para acelerar o processo de transição política através da formação de um governo de união nacional.
O combate na Líbia provocou uma crise de deslocamento crescente dentro do país, quase dobrando o número de pessoas obrigadas a abandonar seus lares. De 230 mil civis em setembro de 2014 essa cifra saltou para 434 mil, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
Fonte: ONU

Nenhum comentário: