Páginas

terça-feira, 21 de julho de 2015

Parceria diminui em 35% preço de teste de diagnóstico precoce infantil de HIV, anuncia ONU

Precisamos usar esse acordo para aumentar rapidamente os serviços de diagnóstico e tratamento para todas as crianças vivendo com HIV”, disse o diretor executivo do UNAIDS, MIchel Sidebé, ao anunciar o acordo.
A redução do preço do teste permitirá a realização de mais testes infantis e facilitará o acesso ao tratamento imediato. Foto: UNAIDS/D. Kwande
A redução do preço do teste permitirá a realização de mais testes infantis e facilitará o acesso ao tratamento imediato. Foto: UNAIDS/D. Kwande
Uma redução de 35% no preço da tecnologia de diagnóstico precoce infantil para HIV foi anunciada nesta segunda-feira (20) pela Iniciativa de Acesso aos Diagnósticos do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), em parceria com a Roche Diagnostics.
“O acordo com a Roche Diagnostics é um passo importante para acabar com o fracasso inconcebível do mundo de atender as necessidades de tratamento de crianças vivendo com HIV”, disse o diretor executivo do UNAIDS, MIchel Sidebé. “Precisamos usar esse acordo para aumentar rapidamente os serviços de diagnóstico e tratamento para todas as crianças vivendo com HIV.”
Com o pico da mortalidade entre as crianças vivendo com HIV ocorrendo entre 6-8 semanas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que todas as crianças expostas ao HIV façam um exame de diagnóstico nos primeiros meses de vida.
Com o novo acordo, o preço de acesso para o teste cai para 9,40 dólares. Segundo o chefe de operações da Roche Diagnostics, Roland Diggelmann, “aumentar o acesso para o diagnóstico infantil precoce permite uma contribuição de impacto para mães e filhos e contribui para alcançar os objetivos do UNAIDS de controlar e erradicar a epidemia de HIV/Aids.”
Em 2014, apenas 32% das crianças vivendo com HIV receberam terapia antirretroviral comparado a 41% dos adultos. O UNAIDS lembra que sem saber o status de HIV da criança é impossível oferecer o tratamento que pode salvar sua vida. Sem tratamento, metade de todas as crianças nascidas com HIV morrem até os dois anos e a maioria até os cinco anos.
Fonte: ONU

Nenhum comentário: